Espero através deste blogger ter a oportunidade de trocar muitos conhecimentos na área da educação,conhecer pessoas,fazendo amizades novas.

Monday, November 13, 2006

MARX E ENGELS -ESC-7

Karl Marx e Friedrich Engels - Foram colaboradores e amigos e conviveram por mais de 30 anos ,Engels tinha uma situação financeira melhor e apoiava Marx,que levava uma vida muito modesta.

Marx - Nasceu na Alemanha em 1818 ,filho de uma família de classe média.Quando universitário inspirou-se primeiro no filósofo alemão idealista Hegel, professor e reitor da Universidade de Berlim.Marx foi contemporâneo dos escritores Balzac e Dostoicvsky
Iniciou sua carreira cursando Direito,após interessou-se por Filosofia mas, foi obrigado a abandonar a vida acadêmica, Então trabalhou para com Jornalismo ,quando teve problemas com o governo prussiano.Rumou para a França,na verdade,fugindo do recrudescimento do regime absolutista da Prússia.

Já casado (com Jenny Von Westphalen), e com 5 filhos,obrigou-se a migrar para a Inglaterra,afim de sobreviver . Trabalhava publicando artigos, análises históricas de fatos acontecidos recentemente, o que lhe dava uma remuneração baixa.,o brigando-o a viver muito mal. Dedicou-se a sociologia , sendo um dos seus fundadores , também aprofundou seus estudos em economia e política.Escreveu vários livros sobre estes temas,sendo o mais conhecido “ O Capital” .

Os pontos de partida do marxismo são o filósofo idealista Hegel, do qual dizia ser um Hegel às avessas, e Kant, a filosofia materialista de Ludwig Feuerbach, as teorias econômicas de Adam Smith e David Ricardo. Também podemos citar Rousseau, Sitirner, Fourier, Spinoza.
Marxismo-É a crítica radical da filosofia. Marx dizia que até o momento, os filósofos apenas interpretaram o mundo; que agora o fundamental seria transformá-lo. Quanto aos filósofos idealistas diziam que a realidade se faz filosofia;para Marx esta precisa incidir sobre a realidade.Entende que a história inicia com o próprio homem, que na busca da satisfação das necessidades, trabalha sobre a natureza. À medida que realiza este trabalho,o homem se descobre um ser produtivo e passa a ter consciência de si e do mundo. Portanto, não é a consciência do homem que determina seu ser, mas o ser social que determina a sua consciência.A vida e a consciência se constituem de matéria em movimento e evolução permanente (materialismo dialético); a economia é a base e causa determinante dos fenômenos históricos e sociais,inclusive as instituições, a religião e as artes. (materialismo histórico) Marx fala também em mais-valia: a força de trabalho do operário,vendido ao capitalista ,incorpora-se a um produto que se vende no mercado por um valor superior ao seu custo de produção. A diferença entre o valor final do produto e o custo de produção é a mais valia, o excedente ou o valor acrescentado pelo trabalho.

Marx faleceu em Londres em março de 1883, deixando uma produção intelectual muito importante não só para seus seguidores como também para toda sociedade. O colaborador e amigo Engels,escreveu o seguinte:”Marx era antes de tudo um revolucionário.Sua verdadeira missão na vida era contribuir,de um modo ou de outro,para a derrubada da sociedade capitalista.....Marx foi o homem mais odiado e mais caluniado de seu tempo.Governos,tanto absolutos,como republicanos,deportaram-no de seus territórios. Burgueses, quer conservadores ou ultrademocráticos,porfiavam entre si ao lançar difamações contra ele..........E morreu amado,reverenciado e pranteado por milhões de colegas trabalhadores revolucionários .....-e atrevo-me a dizer que,embora,possa ter tido muitos adversários,não teve nenhum inimigo pessoal."

2 Comments:

Blogger Roberta said...

Maria de Lourdes!!

Vejo que fizeste uma grande pesquisa sobre a vida de Marx e Engels. É importante estudarmos o contexto onde esses pensadores viviam para entedermos a sua obra.
Parabéns pela pesquisa

Abraços
Roberta

7:07 AM

 
Blogger Mara said...

Maria de Lourdes: É importante colocar a referência usada em tua pesquisa.Por exemplo:http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx
Um abraço, Mara N Silva

10:04 AM

 

Post a Comment

<< Home