Espero através deste blogger ter a oportunidade de trocar muitos conhecimentos na área da educação,conhecer pessoas,fazendo amizades novas.

Monday, November 06, 2006

ECS-5 Max Weber

ECS-5 Max Weber

Gostei bem mais de estudar este autor , d o que o anterior (Durkheim),mas não é de compreensão fácil e simples seus escritos.Ele aprofunda-se bastante na área social e histórico-cultural , certamente por ter sido historiador,professor,sociólogo,economista e político.
Nasceu na Prússia em 1864 , filho de um grande industrial.
Diz-se que foi um homem bom , que inclusive foi ao campo de guerra em trabalho voluntário como enfermeiro.Casou-se com uma mulher bastante inteligente, a frente do seu tempo ,pois atuou como feminista.Seu nome: Marianne Schnitger
Foi membro da partido liberal alemão de sua época.
A Alemanha moderna deve muito a Max Weber pelo pioneirismo do seu pensamento , que se constituiu como uma verdadeira síntese da tradição científica e filosófica deste país. Em diversas obras, definiu sua concepção do método sociológico como reflexão sobre os modelos básicos (idéias-tipo) que regem os comportamentos sociais.Também foi autor de pesquisas sobre a relação da história das religiões e a história econômica.Nosso foco especial agora é seu estudo sobre os 3 tipos de dominação pura,que poderíamos de forma resumida e sucinta definir como:
1º-Dominação Legal - É um tipo de dominação burocrática.A idéia básica de que o direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado . O “superior”, que ordena, e também obedece , o emitir uma ordem ou regra. A lei, o regulamento , são considerados formal e abstrato . O ideal é agir sem a menor influência de motivos pessoais e sem influências sentimentais de espécie alguma. A este tipo de dominação está a estrutura do estado e município , como também da empresa capitalista privada.


2º-Dominação Tradicional-Crença na santidade das ordenações e dos poderes senhoriais de há muito existentes . É a dominação patriarcal, de caráter comunitário , onde quem ordena é o “senhor” e os “súditos” obedecem,sendo o quadro formado por serviçais,que obedecem ao “senhor”,pela sua dignidade própria,santificada pela tradição.
Considera-se impossível criar novo direito diante das normas e tradições isso se dá,através do reconhecimento de um estatuto como “válido para sempre”. A vontade do senhor se acha fixada pelos limites de cada coisa lhe põe o sentimento de igualdade,ou seja uma forma bem elástica,da graça e do arbítrio livres,onde age conforme seu prazer,sua simpatia ou antipatia.
O quadro administrativo é composto de dependentes pessoais,familiares.Falta aqui o conceito burocrático de “competência”,com jurisdição delimitada. A extensão do poder de mando do servidor particular é regulado pela discrição do senhor , que é também completamente dependente no exercício desse poder nos cargas mais importantes e altos.

3º-Dominação Carismática - Dá-se pela devoção afetiva à pessoa do senhor e seus dons sobrenaturais: o carisma e as faculdades mágicas ,como heroísmo,poder intelectual ou oratória.Seus tipos mais puros são a dominação do profeta, do herói guerreiro e do grande demagogo. A associação dominante é de caráter comunitário.O tipo do mando é de líder. O tipo que obedece é o “apóstolo” Obedece exclusivamente na pessoa do líder por suas qualidades excepcionais e não em virtude de sua posição ou dignidade tradicional.Seu carisma subsiste ,enquanto essa qualidade está evidenciada,quando decai sua força,ou a fé dos que crêem em suas qualidades,também se torna caduco. O quadro administrativo é escolhido segundo carisma e vocação pessoal.A suposta administração, carece de qualquer orientação dada por regras.Valem as características de revelação, criação momentânea ação e o exemplo , ou as decisões particulares.


Como a concepção de Max Weber nos permite entender/comprender o mundo?

Max Weber foi um importante escritor alemão,que pelas suas reflexões e estudos sobre a ciência,a ação social e o aspecto cultural-religioso deixou um grande legado,não somente para a Alemanha moderna,mas para toda a sociedade,especialmente pelo ineditismo de suas idéias.
Quanto ao principal assunto em foco ,achei bastante real e pertinente a definição que Weber faz sobre os três tipos de dominação Analisando podemos identificar pessoas do nosso meio,próximo ou distante,qu“fecham bem com o perfil traçado pelo autor.
Fiquei me questionando qual a predominância de dominação que nós professores seguimos ; levando em conta a rotina do trabalho nas escolas...creio que sem nos darmos conta somos bem burocratas e legalistas
Agora ,nós enquanto mediadores e intervindo em sala de aula , no processo ensino-aprendizagem, assumimos uma situação e postura de liderança,,que evoca o tipo carismático.
A verdade é que a dominação é um assunto que permeia todas as sociedades ,tanto as que tem um regime democrático ou autoritário . .Refletir sobre esta é fundamental para cada vez mais nos exercitarmos e construirmos uma prática pedagogia a crítica , a autônoma e livre..

1 Comments:

Blogger Cris said...

Muito interessante o seu texto e concordo que a dominação permeia a nossa sociedade.

Um abraço!

9:18 AM

 

Post a Comment

<< Home