Friday, November 24, 2006
Friday, November 17, 2006
IVisita aos bloggers e sítios
Apesar de muito cansativa a tarefa de visita a bloggers ( 8 ),foi interessante; pois nos possibilitou observar as variedades existentes : do professor, da disciplina,educacional,de pesquisa,de relatos de experiência, de desenvolvimento de projetos,inclusive blog falando de outro país,outra cultura e outra realidade.
O blogger é de fato uma ferramenta fundamental de uma nova tecnologia ,que permite a interação,a atualização na comunicação,tem uma multiplicidade funcional,atrativa para crianças e jovens.Pode também fazer com que exercitemos diferentes tipos de textos.
Monday, November 13, 2006
MARX E ENGELS -ESC-7
Karl Marx e Friedrich Engels - Foram colaboradores e amigos e conviveram por mais de 30 anos ,Engels tinha uma situação financeira melhor e apoiava Marx,que levava uma vida muito modesta.
Marx - Nasceu na Alemanha em 1818 ,filho de uma família de classe média.Quando universitário inspirou-se primeiro no filósofo alemão idealista Hegel, professor e reitor da Universidade de Berlim.Marx foi contemporâneo dos escritores Balzac e Dostoicvsky
Iniciou sua carreira cursando Direito,após interessou-se por Filosofia mas, foi obrigado a abandonar a vida acadêmica, Então trabalhou para com Jornalismo ,quando teve problemas com o governo prussiano.Rumou para a França,na verdade,fugindo do recrudescimento do regime absolutista da Prússia.
Já casado (com Jenny Von Westphalen), e com 5 filhos,obrigou-se a migrar para a Inglaterra,afim de sobreviver . Trabalhava publicando artigos, análises históricas de fatos acontecidos recentemente, o que lhe dava uma remuneração baixa.,o brigando-o a viver muito mal. Dedicou-se a sociologia , sendo um dos seus fundadores , também aprofundou seus estudos em economia e política.Escreveu vários livros sobre estes temas,sendo o mais conhecido “ O Capital” .
Os pontos de partida do marxismo são o filósofo idealista Hegel, do qual dizia ser um Hegel às avessas, e Kant, a filosofia materialista de Ludwig Feuerbach, as teorias econômicas de Adam Smith e David Ricardo. Também podemos citar Rousseau, Sitirner, Fourier, Spinoza.
Marxismo-É a crítica radical da filosofia. Marx dizia que até o momento, os filósofos apenas interpretaram o mundo; que agora o fundamental seria transformá-lo. Quanto aos filósofos idealistas diziam que a realidade se faz filosofia;para Marx esta precisa incidir sobre a realidade.Entende que a história inicia com o próprio homem, que na busca da satisfação das necessidades, trabalha sobre a natureza. À medida que realiza este trabalho,o homem se descobre um ser produtivo e passa a ter consciência de si e do mundo. Portanto, não é a consciência do homem que determina seu ser, mas o ser social que determina a sua consciência.A vida e a consciência se constituem de matéria em movimento e evolução permanente (materialismo dialético); a economia é a base e causa determinante dos fenômenos históricos e sociais,inclusive as instituições, a religião e as artes. (materialismo histórico) Marx fala também em mais-valia: a força de trabalho do operário,vendido ao capitalista ,incorpora-se a um produto que se vende no mercado por um valor superior ao seu custo de produção. A diferença entre o valor final do produto e o custo de produção é a mais valia, o excedente ou o valor acrescentado pelo trabalho.
Marx faleceu em Londres em março de 1883, deixando uma produção intelectual muito importante não só para seus seguidores como também para toda sociedade. O colaborador e amigo Engels,escreveu o seguinte:”Marx era antes de tudo um revolucionário.Sua verdadeira missão na vida era contribuir,de um modo ou de outro,para a derrubada da sociedade capitalista.....Marx foi o homem mais odiado e mais caluniado de seu tempo.Governos,tanto absolutos,como republicanos,deportaram-no de seus territórios. Burgueses, quer conservadores ou ultrademocráticos,porfiavam entre si ao lançar difamações contra ele..........E morreu amado,reverenciado e pranteado por milhões de colegas trabalhadores revolucionários .....-e atrevo-me a dizer que,embora,possa ter tido muitos adversários,não teve nenhum inimigo pessoal."
Monday, November 06, 2006
ECS-5 Max Weber
ECS-5 Max Weber
Gostei bem mais de estudar este autor , d o que o anterior (Durkheim),mas não é de compreensão fácil e simples seus escritos.Ele aprofunda-se bastante na área social e histórico-cultural , certamente por ter sido historiador,professor,sociólogo,economista e político.
Nasceu na Prússia em 1864 , filho de um grande industrial.
Diz-se que foi um homem bom , que inclusive foi ao campo de guerra em trabalho voluntário como enfermeiro.Casou-se com uma mulher bastante inteligente, a frente do seu tempo ,pois atuou como feminista.Seu nome: Marianne Schnitger
Foi membro da partido liberal alemão de sua época.
A Alemanha moderna deve muito a Max Weber pelo pioneirismo do seu pensamento , que se constituiu como uma verdadeira síntese da tradição científica e filosófica deste país. Em diversas obras, definiu sua concepção do método sociológico como reflexão sobre os modelos básicos (idéias-tipo) que regem os comportamentos sociais.Também foi autor de pesquisas sobre a relação da história das religiões e a história econômica.Nosso foco especial agora é seu estudo sobre os 3 tipos de dominação pura,que poderíamos de forma resumida e sucinta definir como:
1º-Dominação Legal - É um tipo de dominação burocrática.A idéia básica de que o direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado . O “superior”, que ordena, e também obedece , o emitir uma ordem ou regra. A lei, o regulamento , são considerados formal e abstrato . O ideal é agir sem a menor influência de motivos pessoais e sem influências sentimentais de espécie alguma. A este tipo de dominação está a estrutura do estado e município , como também da empresa capitalista privada.
2º-Dominação Tradicional-Crença na santidade das ordenações e dos poderes senhoriais de há muito existentes . É a dominação patriarcal, de caráter comunitário , onde quem ordena é o “senhor” e os “súditos” obedecem,sendo o quadro formado por serviçais,que obedecem ao “senhor”,pela sua dignidade própria,santificada pela tradição.
Considera-se impossível criar novo direito diante das normas e tradições isso se dá,através do reconhecimento de um estatuto como “válido para sempre”. A vontade do senhor se acha fixada pelos limites de cada coisa lhe põe o sentimento de igualdade,ou seja uma forma bem elástica,da graça e do arbítrio livres,onde age conforme seu prazer,sua simpatia ou antipatia.
O quadro administrativo é composto de dependentes pessoais,familiares.Falta aqui o conceito burocrático de “competência”,com jurisdição delimitada. A extensão do poder de mando do servidor particular é regulado pela discrição do senhor , que é também completamente dependente no exercício desse poder nos cargas mais importantes e altos.
3º-Dominação Carismática - Dá-se pela devoção afetiva à pessoa do senhor e seus dons sobrenaturais: o carisma e as faculdades mágicas ,como heroísmo,poder intelectual ou oratória.Seus tipos mais puros são a dominação do profeta, do herói guerreiro e do grande demagogo. A associação dominante é de caráter comunitário.O tipo do mando é de líder. O tipo que obedece é o “apóstolo” Obedece exclusivamente na pessoa do líder por suas qualidades excepcionais e não em virtude de sua posição ou dignidade tradicional.Seu carisma subsiste ,enquanto essa qualidade está evidenciada,quando decai sua força,ou a fé dos que crêem em suas qualidades,também se torna caduco. O quadro administrativo é escolhido segundo carisma e vocação pessoal.A suposta administração, carece de qualquer orientação dada por regras.Valem as características de revelação, criação momentânea ação e o exemplo , ou as decisões particulares.
Como a concepção de Max Weber nos permite entender/comprender o mundo?
Max Weber foi um importante escritor alemão,que pelas suas reflexões e estudos sobre a ciência,a ação social e o aspecto cultural-religioso deixou um grande legado,não somente para a Alemanha moderna,mas para toda a sociedade,especialmente pelo ineditismo de suas idéias.
Quanto ao principal assunto em foco ,achei bastante real e pertinente a definição que Weber faz sobre os três tipos de dominação Analisando podemos identificar pessoas do nosso meio,próximo ou distante,qu“fecham bem com o perfil traçado pelo autor.
Fiquei me questionando qual a predominância de dominação que nós professores seguimos ; levando em conta a rotina do trabalho nas escolas...creio que sem nos darmos conta somos bem burocratas e legalistas
Agora ,nós enquanto mediadores e intervindo em sala de aula , no processo ensino-aprendizagem, assumimos uma situação e postura de liderança,,que evoca o tipo carismático.
A verdade é que a dominação é um assunto que permeia todas as sociedades ,tanto as que tem um regime democrático ou autoritário . .Refletir sobre esta é fundamental para cada vez mais nos exercitarmos e construirmos uma prática pedagogia a crítica , a autônoma e livre..
COMENTANDO INFORMAÇÕES DE BLOGS-EDUCACIONAIS
Educação e Tecnologias.de Comunicação e Informática -TICs
A primeira vez que lí sobre os blogs educacionais,tive de interromper várias vezes e o tema não me chamou tanta atenção.Hoje fui ler atentamente os bloguers educacionais e achei muito interessante, um show como dizem nossos alunos.
Desde que iniciamos a trabalhar com esta ferramenta, que é uma novidade recente não havia percebido quantas possibilidades tínhamos para usá-los com os alunos,que conforme o texto é”uma ferramenta interativa”,que permite construir uma variedade de textos,comentários,divulgação de debates escritos,imagens,músicas,complementação de temas e pesquisas;além de ser um diário pessoal eletrônico,que nos permite estar sempre atualizando assuntos, interagir,enfim trabalhar de forma colaborativa,que é muito estimulante e educativo.Também exercita nossa capacidade de síntese,comunicando com precisão e imediatismo,tanto para leitor quanto para escritor.para logo ser vinculado na rede.
Li o blog com o Nome: “ BLOG EDUCACIONAL-ambiente de interação e escrita colaborativa”-de Maria de Fátima França.
Endereço-mffranco@gmail.com
Objetivo - Listar vantagens do bloguer educativo como ferramenta interativa na ação pedagógica.
Comentário-O que mais gostei de saber foi do assunto do sub-título 2.4.- pág.5 .” O processo de interação na teoria vigotskiano “- em que a interação é colocado como um conceito fundamental no estudo da comunicação mediado por computador,podendo ser explicado através da teoria sócio-interacionista , com possibilidades de interação de linguagem,conforme preconiza Vigotski.Este é um dos autores , assim como Paulo Freire,que dá bons resultados quando utilizado como referencial teórico para alunos da Educação de Jovens e Adultos.
Gostei do texto colaborativo construído : “ Angelina - A fada Desempregada”.
Visitei o blog com o Nome :-“Sete Motivos Para um Professor criar um Blog”
Endereço-http://wwweducacional.com br(articulistas)-betina-bd.asp? coodtexto=636
Objetivo - Enumerar sete motivos para que o professor tenha um blog.
Comentário-Segundo Betina van Stan, é importante que cada professor tenha um blog, pelo que segue:
1º-É divertido ;2º-Aproxima professor e aluno;3º-Permite refletir sobre suas colocações;4ºLiga o professor ao mundo;5º-Amplia a aula;6º-Permite trocar experiências com os colegas;7º-Torna o trabalho visível.
Confesso que fiquei com vontade de fazer um comentário no blog dos articulistas.Mas, acredito que ainda poderei fazê-lo...Pois estou ficando blogueira!
Visitei o blog com o Nome:” Projeto Zapt / “
Endereço:http://planeta terra.com.br/educação(Gutierrez/blogs)zapt/
Objetivo:Formar uma comunidade de pesquisadores, onde se utilizem tecnologias de modo, a privilegiar a autocrítica e a autonomia.
Comentário; Este é um projeto do TRAMSE/UFRGS
,com o objetivo explicado acima, com uma temática educacional,tendo um formato de blog bem bonito ,nada acadêmico,com diferentes cores, tipos de letras,assuntos diversos e um comentário sobre a educação de jovens e adultos bem legal. Gostei.