Artes visuais
Comentário:
A primeira “olhada” que dei no quadro de Velásquez, antes de ler os comentários que o especialista do pintor faz da obra, já havia percebido várias coisas, como por ex.:
Que a pessoa mais à direita era anã, que a criança de branco era a menina mais bem vestia, e por estar rodeada de pessoas que a cuidavam deveria ser a mais importante do quadro. Notei o pintor, a freira e o cão manso deitado no meio das pessoas, dentro de casa, inclusive tendo alguém posto o pé sobre o mesmo.
Porém muita coisa importante, até bem evidentes, não havia notado: menciono a falta de luz nos candeeiros, já que pelo pouco que conheço deste pintor , sei que ele joga muito bem com este ponto de luz e sombra nos seus quadros.
Saltou-me aos olhos a claridade excessiva do pequeno quadro com um casal ( ou seria um espelho...), embora à direita deste há uma porta aberta , na qual entra uma quantidade enorme de luz, inclusive numa fresta espraiando claridade no chão.
Acredito que seja este quadro que esteja pintando: o do casal real, e que estes estejam do lado direito do pintor.
Quanto a minimalista releitura primitiva ou primitivista ( à moda brasileira ), que fiz do casal real , trata-se mais de uma grande limitação de trabalhar com o paint, do que um novo estilo a se firmar...