Tuesday, December 19, 2006
Monday, December 11, 2006
ECS-8 VISITA AOS DIFERENTES PÓLOS
PROCURANDO A LETRA ,PARTICIPAMOS DE UMA LEGÍTIMA GINCANA VIRTUAL,QUE CANSOU BASTANTE PELA QUANTIDADE DE BLOGS EXISTENTES.OS QUAIS ACHEI BONITOS E INTERESSANTES.
FIQUEI ADMIRADA COM A VARIEDADE DE CORES,IMAGENS,ANIMAÇÃO,FOTOS,ASSUNTOS VARIADOS,ALÉM DOS TRABALHOS ESCOLARES QUE ESTÃO POSTADOS NOS MESMOS.
FIQUEI IMAGINANDO QUE IMPORTANTE SERIA TROCARMOS EXPERIÊNCIAS COM OS DEMAIS COLEGAS DOS PÓLOS.O QUE ACONTECERÁ COM CERTEZA DURANTE O CURSO .INFELIZMENTE HOJE AINDA NÃO CONHEÇO TODOS OS MEUS COLEGAS DE TRES CACHOEIRAS PELO NOME.MAS,ESTA É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO,QUE VIM A CONHECER AQUI.
INCLUSIVE COM AS VISITAS INSPIREI-ME A INCREMENTAR O MEU BLOGGER.
Saturday, December 09, 2006
ECS-6
Relato de situações vividas no local de trabalho:
Situação -1
Também há poucos dias aconteceu outro fato inusitado: um aluno adolescente, em pleno turno da noite, resolveu assistir as aulas de óculos escuros...
A professora exigiu que tirasse os mesmos, pois dizia ela o aluno não era “ceguinho”, para andar daquele jeito .De outro lado, o aluno dizia que não estava atrapalhando em nada as atividades da aula, e, portanto, não tiraria os óculos...
Concluí, que a professora quis mostrar seu “poder”, afinal estava no “papel” de professora( aliás,autoritária) e fez questão que o aluno cumprisse sua determinação.Não aceitou se render aos caprichos do aluno adolescente.
No meu entender poderia, inclusive com bom humor ter levado o aluno ( negro,pobre ,do “tipo mau aluno”) a tirar seus óculos,dizendo coisas do tipo:”Muito bonito teus óculos novos,mas tire-os agora.,pois gosto de ver os olhos dos meus alunos....Ou,quem gosta de óculos escuros à noite é a socialite Constança Pasqualoto,segundo me consta as luzes aqui são fracas,diferentes dos holofotes que ela enfrenta....
A professora acima exerceu a dominação tradicional.
Situação-2
Quando aconteceu o fenômeno “Catarina” aqui em Torres, fomos estudar o que significa:furacão,tufão , ciclone e tornado. Bem como alterações climáticas. Alguns alunos do EJA ficaram indignados com estes fenômenos sendo explicados a luz das ciências, como fazendo parte da natureza,ou acelerados pela degradação desta.
Um pastor evangélico havia dito que tudo isso era castigo de”deus”, dando uma dimensão sobrenatural aos fatos.
Este pastor exerceu uma dominação carismática pra com estes fiéis.